segunda-feira, 9 de abril de 2018

LÚCIO COSTA na AMULMIG - “Entre a Teoria e a Prática – a Realidade”












Foto João Batista



          A Amulmig recebeu no dia 10 de abril o empresário Lúcio Costa com a aplaudida palestra “LÚCIO COSTA – ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA – A REALIDADE”.

Para falar sobre Lúcio Costa nada melhor que transcrever a rica fala de apresentação feita pela nossa confreira Maria Inês Chaves de Andrade, Cerimonialista Oficial da Amulmig.

Senhoras e senhores, acadêmicos e convidados, uma boa tarde para todos. Sejam bem-vindos! É com muito carinho que os recebemos na casa de São Francisco de Assis, nesta data de 10 de abril de 2018, em que a Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais se reúne para assistir à palestra do empresário mineiro, Lúcio Costa.

Lúcio Costa traz-nos palestra intitulada “Entre a teoria e a prática – a realidade” e seu currículo nos permite dizer da autoridade que detém para propor-se ao tema. Autoridade acadêmica para apresentar-se porque detentor de valoroso conhecimento, este do que se nutriu porquanto graduado em Administração de Empresas pela Universidade Unisinos, no Rio Grande do Sul, a que sucedeu pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, com conclusão na Escola de Negócios (INSEAD) em Fontainebleau, França. Sedimentada a teoria, da prática tem toda autoridade, também, para dizer, seja o sucesso da fundação das empresas Cook Cozinhas & Ambientes, em 1973; Cook Interação, em 1974; Suggar Eletrodomésticos, em 1978; e Linha Branca Expresso, em 1993.  Daí, entre a teoria e a prática, a realidade ainda apresenta um presidente da Suggar Eletrodomésticos e da Cook Cozinhas & Ambientes, sensível e afetuoso, tanto as demais empresas sejam administradas por seus filhos, estes que encontraram, também, neste pai, o incentivo para empreenderem a Cook Eletroraro, desde 1999.

A teoria e a prática, reconhecida, em cada situação, a ambivalência com que se compõe a realidade, a sombra e a luz entremeadas, interpenetram-se numa organicidade fecunda, para dizer do que sendo visto tem muito mais a dar-se a enxergar sob a ótica de Lúcio Costa, quando, ainda, assomada à afetividade e à sensibilidade, temos dele a leitura implacável de sua vanguarda como sendo o empresário reconhecido nacionalmente que é, expert nas áreas de vendas, atendimento aos clientes e liderança. Não à toa, Michel Maffesoli, ao escrever seu “Elogio à razão sensível”, aponta a existência deste tratado de decifragem do mundo contemporâneo, próprio de quem adota as intuições e as fulgurâncias da sensibilidade para abordar o real em sua complexidade fluida, de levantar a topografia do imprevisível e do incerto, de seguir as linhas de fusão e efervescência do social e de perceber o rumor abafado das redistribuições da vida coletiva. Líder de mercado, seja o reconhecimento deste grande empório de eletrodomésticos que o empodera, nacionalmente; e líder enquanto dirigente afetuoso, justo e honesto, assim reconhecido pelos seus, filhos, empregados, amigos, clientes e apoiadores que não resistem a lhe seguir os projetos, as orientações e o contratado, tudo, empírica e teoricamente, encontra nele e a partir dele uma inegável sinergia entre a razão e os sentidos, portanto, entre teoria e prática, para a guarida e a segurança dos negócios e dos afetos.

Ao auspício da realidade que aborda enquanto teoria e prática, o currículo de Lúcio Costa, ainda, denuncia dele sua fé em Deus porque membro do Conselho da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE).  Também, compõe o Conselho Econômico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) bem como, seja porque teoria e prática para ele ou nele se imiscuam cotidianamente, é articulista dos jornais O Tempo, Tudo, Estado de Minas e Diário do Comércio e das revistas, Viver Brasil e Encontro, obrigando-se a dizer sobre o que pensa e faz.

Por tanto, foi homenageado pela FIEMG, pela Confederação Nacional dos Diretores Lojistas, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, pela TV Bandeirantes e pelos jornais Diário do Comércio e Estado de Minas. À tamanha consistência intelectual e empresarial, seguiram as condecorações mais importantes deste Estado, sendo medalhista da Inconfidência, Santos Dumont, Israel Pinheiro e Juscelino Kubitschek.

O comércio como fenômeno humano, tomemos uma anotação de D.H. Lawrence, em O amante de Lady Chatterley, requer “um espírito de simpatia, de finura e de discernimento... um espírito de respeito por essa coisa em luta e em ruínas que é uma alma humana”. Lúcio Costa é este espírito elegante, que sabe de teoria e prática, por mais paradoxal que sejam, para dizer da realidade empresarial, sem medo de enfrentar a obsolescência das ideias porque, como notava René Char, vivemos em “um mundo em agonia que ignora sua agonia e se mistifica, pois obstina-se em ornar seu crepúsculo com as cores da aurora”. Os espíritos livres devem dispor-se a lembrar dessa agonia e a ensinar-nos do que é preciso, tanto por necessário como porque exigente de precisão.  Ora, Nietzsche aconselhava a “fazer do conhecimento a mais potente das paixões”. Para além das querelas de sábios, mas mantendo uma exigência intelectual, justamente a da “gaia ciência”, talvez seja possível que uma tal paixão culmine com uma prática que reconcilie a realidade. Ouçamos, pois, Lúcio Costa”.

         Nossa acadêmica honorária Maria Elvira Salles Ferreira deu seu depoimento pessoal a respeito do palestrante, sendo apresentada pela Cerimonialista nos seguintes termos: MARIA ELVIRA SALLES FERREIRA dispensa apresentações, mas seja por tanto haver dela a dizer e não havendo ninguém melhor a falar de nosso convidado, peço-lhe licença apenas para tomar, de todo seu curriculum, o apontamento de que empresária a altura do desafio, aquela que lhe pode acolher a teoria por formação acadêmica em Magistério e Ciências Humanas na área das Letras e Comunicação Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais e PUC – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, bem como lhe afiançar a prática porque empresária de sucesso durante 35 anos, tendo fundado e dirigido o Centro Universitário Newton Paiva Ferreira, referência no ensino privado na educação mineira; bem como vice-presidente e Diretora emérita da Associação Comercial de Minas, onde ingressou em 1985, como a primeira mulher a compor a diretoria na entidade, fundando e presidindo, ali, o Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas”.

        Tivemos ainda manifestações acadêmicas e a fala do nosso presidente César Vanucci.








Foto Angela Togeiro


Foto Angela Togeiro

Foto João Batista

Foto João Batista

Foto João Batista 

Foto João Batista

Foto João Batista 

Foto João Batista
 



 

ANGELA TOGEIRO - 50 ANOS COM JK


           No dia 21 de abril, a acadêmica Angela Togeiro recebeu em Ouro Preto a Medalha da Inconfidência. A medalha, em quatro graus, foi criada por nosso confrade Presidente Juscelino Kubitschek, em 1952, quando governador de Minas Gerais, pela Lei 882, de 28/07/1952 e consolidada pelo Decreto 38.690 de 10/03/1997. São entregues no dia 21 de abril, na cidade de Ouro Preto, a pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira no Brasil e no exterior. Também JK, amante da liberdade, inaugurou Brasília/DF no dia 21 de abril de 1960. 
        Ainda sobre a acadêmica, o presidente Juscelino Kubitschek foi paraninfo de sua turma do Colégio Normal Nossa Senhora de Nazaré, formandas de 1968, havida em 22/11/1968, em Conselheiro Lafaiete. Mais sobre Angela Togeiro no site:
Angela Togeiro - Escritora Brasil  https://sites.google.com/site/angelatogeiro/home




 



 









 
           Cadeira 064

        Acadêmico

   JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA

           (12/09/1902-22/08/1976)

           Patrono

   DONA JULIA KUBITSCHEK

           Município

   DIAMANTINA

          Ano da Posse 1972


 
           Cadeira 282

         Acadêmica

   ANGELA TOGEIRO FERREIRA

          (26/05/)

           Patrono

   ZOROASTRO TORRES, Dr

           Município

   VOLTA REDONDA/RJ

          Ano da Posse 1999