domingo, 8 de abril de 2018

AMULMIG 55º ano de fundação, JUBILEU DE AMETISTA








JUBILEU DE AMETISTA

A Amulmig comemora hoje dia 8 de abril de 2018, 55 anos de fundação

Um pouco de sua história

A Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais – Amulmig, entidade sem fins lucrativos, tendo como Patrono São Francisco de Assis, foi fundada em 08/04/1963, por um grupo de intelectuais liderados pelo seu idealizador Alfredo Marques Vianna de Góes, advogado e escritor. Tendo em vista o grande celeiro de intelectuais que existem no Estado de Minas Gerais, em grande parte desconhecidos, fundaram uma academia capaz de absorver os intelectuais de cada um dos seus municípios, em onze sessões: Poesia; Romance, Novela e Conto; Teatro; História, Biografia, Memórias e Folclore; Filologia, Glotologia e Linguística; Educação, Pedagogia e Literatura Infantil; Filosofia; Sociologia; Jornalismo e Crônica; Ensaio, Erudição e Crítica; Letras Jurídicas.
Convém notar que a academia foi formalizada em aberto, i.é, não tem número limitado de cadeiras, como habitualmente se faz seguindo o modelo da Academia Francesa de 40 cadeiras. Aqui cada intelectual que entra ocupa cadeira própria, ad aeternum em seu nome, representando o município onde nasceu e escolhendo o Patrono que é algum vulto já falecido representativo deste lugar.
A Amulmig não tem quadro de acadêmicos correspondentes, e todos os membros devem residir em Minas Gerais, não importando sua origem. Em nossos quadros além de brasileiros de vários estados, temos intelectuais espanhóis, portugueses, húngaros e que aqui vivem.
Entre as grandes expressões intelectuais de extensão nacional e internacional, honra-nos constar no nosso quadro com vários intelectuais, entre eles o Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, na cadeira 64, representando o Município de Diamantina, tendo como Patrona D. Júlia Kubitschek, sua mãe. Quem tiver oportunidade de visitar o Memorial JK em Brasília poderá ver o Diploma de Acadêmico da Amulmig, bem como o discurso que apresentou à época de sua posse.
Atualmente o Presidente Juscelino Kubitschek é patrono da cadeira 284, ocupada pela advogada e escritora Janine Fanucchi de Almeida Melo.
Temos os nomes dos Sócios Fundadores e a Primeira Diretoria, segundo os registros em ata, dos intelectuais que se reuniram àquela data, no 23º andar do Edifício Clemente de Faria, na Avenida Afonso Pena, 726, para fundar oficialmente a Amulmig.


Sócios Fundadores
Sócios fundadores pela ordem
em que constam na primeira ata
firmada em 08/03/1963:

1. Alfredo Marques Vianna de Góes (Fundador)
2. Ragosino Alves Ribeiro
3. Raul Tassini
4. Benedicto Machado Homem
5. José Domingues de Oliveira
6. Demóstenes César Júnior
7. Pedro de Menezes Santos
8. Eugênio Morato
9. Sebastião Noronha
10. José Rodrigues Crespo
11. Laércio José de Oliveira
12. Augusto Fernandes de Azevedo
13. Ataliba Lago


  


A primeira Diretoria foi assim constituída:

Presidente – Alfredo Marques Vianna de Góes
Vice-Presidente – Ragozino Alves
1º Secretário – Raul Tassini
2º Secretário  - Benedicto Machado Homem
1º Orador – Ataliba Lago
2º Orador – Eugênio Morato
1º Tesoureiro – José Domingues de Oliveira
2º Tesoureiro – Demósthenes César
     Bibliotecário – Pedro de Menezes Santos




Na reunião do dia 05 de maio de 1963, foi escolhido o patrono da Academia, na figura de São Francisco de Assis, indicado pelo presidente Alfredo Marques Vianna de Góes e aprovado por seus pares.

Desde a fundação, estiveram na presidência da Amulmig, além do Presidente Fundador, Alfredo Marques Vianna de Góes, os seguintes acadêmicos: Tasso Ramos de Carvalho, Jésus Trindade Barreto, Luiz Carlos Abritta, Elisabeth Fernandes Rennó de Castro Santos e atualmente, César Pereira Vanucci.