segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Acadêmcia Ismaília de Moura Nunes: palestra sobre o escritor Português Júlio Dinis





















 Acadêmica Ismaília de Moura Nunes



Hoje é um dia especial para mim, primeiro porque ontem completei 18 anos que tomei posse nesta casa. Contando com dois de "noviciado", são vinte. É que antigamente, a gente frequentava a casa para ver se queria mesmo ser acadêmico, comparecer às reuniões e eventos, e trabalhar para seu crescimento e desenvolvimento da cultura e literatura mineira.

Segundo porque me coube a responsabilidade de trazer até vocês um pouco de Ismaília de Moura Nunes, a palestrante que encantará a todos com sua fala sobre o grande escritor português Júlio Diniz.

Na verdade, alguns já sabem quem é nossa confreira além de conhecê-la como frequentadora, outros não; portanto é mister apresentar e relembrar um pouco de sua rica história de vida.

Ismaília é natural de Piumhi, foi criada no Serro, filha de Nicodemos Nunes e Zoraida de Moura Nunes. É escritora, historiadora e professora. Quem tiver oportunidade procure no Youtube pelo seu nome e encontrará um excelente trabalho sobre a criação e o desenvolvimento de Belo Horizonte, uma verdadeira aula de história.



Quanto à sua formação acadêmica

·        É Engenheira Civil, Sanitarista e Urbanista pela UFMG,

·        Pós-graduada em Urbanismo pelo Instituto Politécnico de Milão, Itália.



Quanto ao desempenho Profissional

·        Atuou como Engenheira, hoje, aposentada, na Prefeitura de Belo Horizonte,

·        Também atuou e se aposentou como Professora da Escola de Arquitetura da UFMG,

·        E é Ex-Professora de História da Arte da Escola de Biblioteconomia de Minas Gerais, do Colégio Sacré-Coeur de Jesus de Belo Horizonte e do Centro Brasileiro de Cultura Italiana de Belo Horizonte.



Quanto à associação a entidades culturais, vamos encontrar Ismaília como Membro efetivo do

·        Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais -IHGMG,

·        Arcádia de Minas Gerais,

·        Academia Feminina Mineira de Letras – Afemil, cadeira 03 Helena Antipof.

·        E da nossa Amulmig, ocupando a cadeira 266, tendo como patrono o Alferes Luiz Antônio Pinto, e foi empossada em 1996.



O seu primoroso trajeto profissional e pessoal rendeu-lhe diversos reconhecimentos e entre eles estão as condecorações:



·        Personalidade Cultural de 2004 (União Brasileira de Escritores)

·        Medalhas de Santos Dumont (graus prata e ouro),

·        Medalha de Honra e Grande Medalha da Inconfidência,

·        Medalha do Centenário do Palácio da Liberdade (Governo do Estado de Minas Gerais)

·        Medalhas João Pinheiro e Israel Pinheiro, comenda da Ordem do Almocafre (IHGMG)

·        Medalha da Arcádia de Minas Gerais

·        Medalha de Honra ao Mérito pelo InBrasCI - Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais



Possui trabalhos publicados em Revista do IHGMG, Antologias e coletâneas da Amulmig, Revistas da Arcádia de MG e jornais diversos.

Participa do livro “Memória de Ruas”, publicado pela Prefeitura de Belo Horizonte.

É autora do livro “História, arte, literatura”, publicado em2004, que tem orelhas do acadêmico Jair Barbosa da Costa e prefácio do nosso presidente emérito Luiz Carlos Abritta e aborda com maestria temas brasileiros e internacionais. Uma verdadeira e diversificada viagem dentro dos temas abordados.

Por certo muitos conhecem Ismaília, e após ler seu rico currículo desejo acrescentar que Ismaília de Moura Nunes possui um cabedal de conhecimento de história, arte e arquitetura que vão além do que possamos imaginar. Lembro-me de algumas reuniões em que havia algum tempo livre, ou quando ocupava esta tribuna, ou pega de surpresa, “despreparada”, entre aspas e nos trazia, com simplicidade própria, aulas soberbas de história, seja abordando temas brasileiros, ou temas além-fronteiras. Mostra-se sempre uma pessoa amável, simpática, com seus olhinhos sempre brilhando, mesmo quando está apenas nos ouvindo.

São estes traços marcantes do seu modo de ser que me vêm à memória se penso em Ismaília de Moura Nunes e, para mim, os mais importantes – sua sabedoria e simplicidade. O prestígio de tê-la entre nós.

Assim, com estas pinceladas, desejo ter podido re/apresentar-lhes nossa palestrante a quem oferecemos estas flores e a convido para nos apresentar Julio Dinis.

Belo Horizonte, 26 de setembro de 2017, Angela Togeiro.
Após a apresentação, a acadêmica Ismaília discursou sobre vida e obra de Júlio Dinis. A Acadêmica Maria Armanda recitou poema do mesmo e vários confrades e confreiras falaram sobre o tema, sobretudo, elogiando nossa confreira, tais, Acadêmicas Elizabeth Rennó, Auxiliadora Lago, Lucília Cândida Sobrinho, Rogério Zola, Jair Barbosa da Costa.