segunda-feira, 31 de julho de 2017

Acadêmicos fazem de julho um mês de Honrarias para a Amulmig...



Reunião do dia 25/07/ 2017
Festas Juninas no Brasil


Encerrando o primeiro semestre e iniciando o segundo, a Amulmig promoveu o encontro para falar das festas juninas que ocorrem não só em junho, mas também em julho.

Para tanto tivemos a palestra da acadêmica Lucília Cândida Sobrinho, sob o título “Festas Juninas no Brasil” discorrendo sobre as origens, as comidas e tradições destas festas. A confreira Lucília também apresentou um número bem no estilo caipira sobre o poema A tecnologia do Abraço, texto de autor desconhecido.

A acadêmica Lucília foi apresentada pela confreira Maria Armanda Capelão Ferreira que lhe fez um magnífico discurso de apresentação, relembrando-nos a querida confreira Benete Judith Cândido, irmã da palestrante e de saudosa memória, sobretudo o que pautou nos seus versos sobre Lucília.

A Academia Cordisburguense de Letras Guimarães rosa – a que nossa palestrante é associada, foi representada pelo Coronel Fernando Alcântara. Tivemos também a presença da presidente da Arcádia de Minas Gerais, Marilene Guzella Martins Lemos, também pertencente a nossa Amulmig.

A acadêmica Cândida Corrêa Côrtes Carvalho apresentou o grupo AGLAS e o grupo Iluminar, ambos de Luz, que participaram alegremente da reunião com a representação teatral cômica e ligeira de D. Licinha e D. Lívia.

A acadêmica Cândida destacou ainda a presença da psicóloga Cláudia Almeida, e, dos dois grupos, as senhoras Dona Nívia estilista, Dona Estella, 93 anos e Dona Divina, 89 anos, a quem chamou de mascote da turma.

A acadêmica Célia Maria Barbosa Rodrigues comunicou a criação de uma academia de letras em sua cidade natal, Manhumirim, cujo município representa nesta casa. Apresentou um escritor para fazer parte de nossa casa, e este apresentou seu poema Caco Velho.

Encerrada a reunião pelo presidente Vanucci que teceu elogios a magnitude desta tarde, tivemos a apresentação de dança sênior e de quadrilha pelos grupos de Luz com participação de alguns acadêmicos, ambos puxados pela psicóloga Cláudia Almeida.

O lanche da tarde, com comes e bebes tradicionais das festividades juninas, contou também com alguns deliciosos quitutes de Luz, sobretudo deliciosos bolos de fubá.












 





























 Foto da Acadêmica Cândida Côrrea Côrtes  Carvalho









Acadêmica Angela Togeiro

 




Comenda Castro Alves 2017 – Literatura e Arte

do Clube dos Trovadores Capixabas - CTC,

com sede em Castelo/ES, agraciada

no dia 06 de julho de 2017.

Na foto com as confreiras Maria Lúcia de Godoy Pereira, que pertence também àquela entidade, Maria Armanda Capelão e o presidente da Amulmig Cesar Vanucci.




A acadêmica Maria Lúcia de Godoy Pereira foi classificada em
segundo lugar, tanto em prosa quanto em poesia no Concurso Literário realizado também por esta entidade, que contou com mais de 1.800 inscrições. 



Confrades da AMULMIG

homenageados em Portugal


A comunidade acadêmica da AMULMIG recebeu com o maior júbilo a notícia, sumamente honrosa para os círculos intelectuais mineiros, do ingresso na respeitável Academia de Letras e Artes de Portugal de dois ilustres e queridos integrantes de seus quadros. Elizabeth Rennó e Luiz Carlos Abritta, presidentes eméritos de nossa entidade, figuras de grande relevo na vida cultural brasileira, ela, também, presidente da Academia Mineira de Letras, ele, presidente da Academia de Letras do Ministério Público de Minas Gerais, foram distinguidos com convites para fazer parte da mais importante instituição representativa da cultura literária e artística lusitana. Em encontro recente na AMULMIG, ambos receberam carinhosas demonstrações de apreço, por parte de seus pares, em razão do auspicioso acontecimento.



 
Assinando  o Termo de Posse da Academia de Letras e Artes, na cidade de Monte Estoril.


                 Recebendo o Diploma










Foto com os Membros da Academia


 

 Com Sua Alteza Real Dom Miguel de Bragança
Duque de Viseu, herdeiro da Coroa Portuguesa e
Presidente de Honra da Academia de 
Letras e Artes de Portugal


Quinta das Milflores com o Exmo. Sr. 
Embaixador Luis Alberto Figueira Machado.
Lisboa




Quinta das Milflores com o Exmo. Sr. 
Embaixador Luis Alberto Figueira Machado.
Lisboa.





 Prosa e verso com Fernando Pessoa, no Bairro do Chiado, em Lisboa.







Congresso de Ufologia
tem presidente da Amulmig
como patrono

O 20º Congresso Brasileiro de Ufologia, realizado em Belo Horizonte, reunindo 15 expositores brasileiros e estrangeiros, com público estimado em 400 pessoas, homenageou com o título de Patrono o jornalista e escritor Cesar Vanucci, presidente da AMULMIG. Vanucci foi um dos conferencistas do evento.



Reunião do dia 11/06/ 2017

A reunião acadêmica destinou-se a apresentação do Momento Amulmig em que os confrades e confreiras puderam apresentar seus trabalhos literários.

Tivemos a grata presença do nosso confrade Welis Soares Couto, que atualmente mora em Brasília. Em nossa casa ele ocupa a cadeira 256, seu patrono é João Monlevade que deu nome ao município, que ora representa nesta casa, e empossado em 1995.








 


















Roteiro das reuniões
para o segundo semestre

Este o roteiro das assembleias regulares da Amulmig para o segundo semestre.



É relevante esclarecer que outras reuniões ocorrerão no período, em razão, sobretudo, de eventuais cerimônias de posse acadêmica. Os Confrades serão, a propósito, oportunamente notificados.



Por outro lado, nas ocasiões próprias, serão divulgados também os nomes dos expositores e os temas a serem por eles desenvolvidos.



O roteiro das assembleias regulares é este:

MÊS
DIA
JULHO
11 (onze)
25 (vinte e cinco)
AGOSTO
  8 (oito)
22 (vinte e dois)
SETEMBRO
12 (doze)
26 (vinte e seis)
OUTUBRO
  3  (três)
10 (dez)
24 (vinte e quatro)
NOVEMBRO
14 (catorze)
28 (vinte e oito)
DEZEMBRO
  5 (cinco)
19 (dezenove)


As reuniões constantes do roteiro serão realizadas às terças-feiras, na sede da Amulmig, Rua Agripa de Vasconcelos, 81, Alto das Mangabeiras, Belo Horizonte, com início às 15 (quinze) horas e duração prevista de 2 (duas) horas.