quinta-feira, 29 de junho de 2017

Portugal recebe como Acadêmico Luiz Carlos Abritta na Academia de Letras e Artes de Portugal

Convite do nosso confrade na Amulmig, presidente emérito Luiz Carlos Abritta, também presidente da Academia de Letras do Ministério Público de Minas Gerais, para sua posse na Academia de Letras e Artes de Portugal. Parabéns por mais esta conquista conquista no campo literário! Qua a terra de Camões, Fernando Pessoa, José Saramago, Florbela Espanca, Virgínia Victorino e de tantas centenas de outros luminares da cultura portuguesa o façam sentir-se em casa. 






Alguns dados de  LUIZ CARLOS ABRITTA


Nasceu em Cataguarino, distrito de Cataguases-MG, no dia 24 de janeiro de 1935, filho de Oswaldo José Abritta, integrante do Movimento Modernista da Revista "Verde", de Cataguases (mais tarde Juiz de Direito), e de Yolanda Nery Abritta.


- Curso primário em Carandaí-MG, ginasial e científico no Colégio Santo Agostinho, de Belo Horizonte, Curso de Direito na Faculdade de Direito da UFMG e de Letras (Português/Inglês) no UNI/ BH(interrompido).

ATIVIDADES INICIAIS
- Aos 16 anos de idade, contínuo do Banco de Minas Gerais, em Belo Horizonte (R. Espírito Santo com Carijós)  e aos dezenove funcionário do IPASE, em Belo Horizonte.

ATIVIDADES NO MAGISTÉRIO
- Lecionou Português e Inglês no Colégio Santo Agostinho, no Colégio "Belo Horizonte"(antigo Curso Chopin), na Escola Técnica "Clemente de Faria" e no Colégio "São Paulo" (todos de Belo Horizonte).- Em Rio Piracicaba-MG foi Professor e Diretor do Colégio Estadual e da Escola Normal, e, em Brumadinho, lecionou "Direito Usual" na Escola de Comércio local.- Nesta Capital, lecionou "Direito Constitucional" na Faculdade de Direito "Milton Campos", substituindo eventualmente o Prof. Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza.

NA ÁREA JURÍDICA
- Advogou em Belo Horizonte de 1958 a 1964, quando ingressou, por concurso público de provas e de títulos, no Ministério Público de Minas Gerais, no ano de 1964, tendo atuado nas Comarcas de Rio Piracicaba, Brumadinho, Itabira e Belo Horizonte (onde foi Promotor da 4ª Vara Criminal, da Vara de Execuções Criminais e do Júri), além de outras, em substituição eventual. Aprovado no concurso para Juiz de Direito de Minas Gerais, não aceitou o cargo. Atingiu, em 1982, o ápice da carreira, quando foi promovido, por merecimento, ao cargo de Procurador de Justiça.- Indicado pela Procuradoria Geral de Justiça, atuou, durante dez anos, no Conselho Penitenciário de Minas Gerais.- Foi Presidente da Associação Mineira do Ministério Público.- Aposentado, a pedido, no cargo de Procurador de Justiça, retornou à advocacia.- Foi nomeado pelo Presidente da República para o cargo de Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, na classe de jurista.- Conselheiro da OAB/MG por dois mandatos e Presidente do Tribunal de Ética. Tem artigos publicados na Revista Forense, Revista da Universidade de Uberlândia, Revista de Doutrina e Jurisprudência  do TRE/MG, e Revista JUS, do Ministério Público de Minas Gerais.

NA ÁREA LITERÁRIA
- Foi Presidente, por oito anos, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e hoje é Presidente Emérito daquela entidade cultural. Ex-Presidente da União Brasileira de Trovadores em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais e, por fim, Presidente Nacional daquela entidade cultural. Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, onde possui artigos publicados em revistas ali editadas, sendo, atualmente, o 1° Vice-Presidente.- Membro honorário da Academia Epistêmica de Letras,de Belo Horizonte e efetivo da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas.-   Atualmente, é Presidente da Academia de Letras do Ministério Público de Minas Gerais. Já recebeu centenas de premiações na área literária. Julgador de centenas de concursos literários, nacionais e internacionais.- Possui doze obras publicadas.

MEDALHAS
-  Grande Medalha da Inconfidência, Medalha Santos Dumont grau ouro, do Ministério Público de Minas Gerais, da Justiça Federal, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e da Societé Académique des Arts, Sciences et Lettres, Paris, França, dentre outras.